Os motoristas que trafegam pela BA-512, trecho entre São Sebastião do Passé e o entroncamento com a BA-093, convivem diariamente com o perigo. A rodovia, recém-requalificada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), era pra ser novinha, mas já está toda esburacada.
A estrada que corta o distrito de Lamarão do Passé, Leandrinho, dentre outras localidades, já está com rachaduras no asfalto, buracos e muitas imperfeições na pista, parecendo uma ‘colcha de retalhos’. “Se você não dirigir com bastante atenção pode até acontecer um acidente”, relata o motorista Carlos Bispo.
Para o engenheiro civil Edson do Nascimento (Borracha), não é normal uma estrada pavimentada dar problemas nos primeiros anos de uso. “Normalmente as estradas têm uma vida útil de no mínimo dez anos. É obvio, que nesse período, pode haver alguma correção, mas não pode apresentar, por exemplo, defeitos generalizados dentro desse período”, afirma.
De acordo com Edson “Borracha’ caso o problema seja de responsabilidade da construtora e a obra esteja dentro do prazo de garantia estabelecida no contrato, a empresa deve ser acionada para que tome as devidas providências e realize as correções.