
O ex-candidato a prefeito de São Sebastião do Passé, Ângelo Santana (PT) marcou presença no evento de comemoração dos 45 anos do seu partido, ocorrido neste fim de semana, no Rio de Janeiro. O PT completou 45 anos no último dia 10 de fevereiro. A cerimônia no Rio contou com a presença de líderes de diversos estados e também com a do presidente Lula e da presidente da sigla, Gleisi Hoffmann.
A festa de aniversário contou ainda com a participação de filiados, como os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Elmano de Freitas (Ceará), parlamentares, ministros e representantes de movimentos sociais. Integrantes de partidos aliados também participaram das comemorações.
Em vários momentos, militantes e oradores entoaram manifestações contra qualquer anistia aos envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, que terminou com prédios públicos vandalizados em Brasília.
Em seu discurso, Lula disse que o PT, fundado em 10 de fevereiro de 1980, não é apenas um partido político, é uma ideia de que a democracia é um valor inegociável e de que se deve governar para todos, “com olhar especial para aqueles que mais precisam”.
Entretanto, afirmou que o partido precisa avançar. “Precisamos voltar a discutir política dentro da fábrica, no local de trabalho, ir onde a classe trabalhadora está, na cidade no campo. É preciso que a gente volte a dialogar com a periferia, percorrer o Brasil, dialogar com as igrejas, gastar sola de sapato na periferia, ocupar de novo as ruas”, disse.
Já a presidente do partido, Gleise Hoffmann, disse que é um feito “chegar aos 45 anos de luta, resistência e conquistas”. Segundo ela, o PT é um partido de organização política “de baixo para cima”.
