Afinal, que é a “mãe da criança”?

Foto: Divulgação

A presença da Unidade Móvel do Hospital da Mulher em São Sebastião do Passé está rendendo o maior ‘bafafá político’ na cidade. A vinda da unidade que atua no rastreamento do câncer de mama e colo do útero, está sendo disputada a ‘unhas e dentes’ pela deputada estadual Maria Del Carmen (PT) e pela prefeita Nilza da Mata (PP).

O detalhe é que a deputada tem ofício protocolado na Secretaria de Saúde do Estado, solicitando a vinda do equipamento de saúde para o município, enquanto que a prefeita alega ter feito o pedido de boca.

A Unidade móvel que começou a funcionar hoje (27) vai atender mulheres de 25 a 64 anos para a realização do preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos para a realização de mamografia.

A unidade é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo. Caso seja identificada alguma anormalidade, uma biópsia será realizada e, se necessário, a paciente será encaminhada para a retirada do tumor no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador.

A unidade tem capacidade de realizar 160 preventivos e 70 mamografias por dia. Os resultados desses exames serão entregues em até 30 dias. O serviço do Governo do Estado é um importante aliado ao combate do câncer de mama e do colo do útero e vai ficar em São Sebastião do Passé até o dia 14 de maio.