ABI quer preservação do Arquivo Público da Bahia

Associação Bahiana de Imprensa se soma à indignação expressa por várias instituições e personalidades baianas, ante à inaceitável decisão judicial que ameaça a integridade dos acervos do Arquivo Público do Estado da Bahia e pode custar ao povo baiano a perda de um imóvel tombado e de indiscutível valor histórico e arquitetônico.

Mais do que exigir que tal absurdo não se consume, a sociedade baiana tem o direito de conhecer a verdade inteira sobre o rumoroso processo. Inclusive apurando responsabilidades sobre atos desidiosos ou simplesmente criminosos, lesivos ao patrimônio público e à história da Bahia e do Brasil.

Cabe aos órgãos de controle externo dos poderes Executivo e Judiciário, ao Ministério Público, e, em última análise, à Assembleia Legislativa, investigar o caso absurdo e, eventualmente, revelar outros que possam tê-lo como precedente.

A ABI estará ao lado de tantos quantos reagirem a esta ignomínia e exorta profissionais e veículos de comunicação à prática do jornalismo investigativo como meio para expor as ações e omissões de quantos tenham colaborado para expor a Bahia a tal vexame.

Comments are closed.