Candidato à reeleição do Crea-BA comemora a convocação dos primeiros aprovados em concurso público após 15 anos

O atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Joseval Carqueija, está licenciado para concorrer a eleição do Conselho que acontece nesta sexta-feira (17), das 8h às 19h, de forma online através do www.votaconfea.com.br.

O Crea-BA é um órgão público federal que regulamenta as profissões que englobam as engenharias, agronomia, geociências, tecnólogos, técnicos em segurança do trabalho e designer de interiores. O candidato a reeleição, Joseval Carqueija, reforça um marco da gestão com a realização do concurso público após 15 anos, tendo em vista a aposentadoria de muitos funcionários, demissões irregulares, ocorridas em outra gestão, e que ainda tramitam na justiça, além do falecimento de colaboradores em função da pandemia.

“Assumi o Crea-BA em 2021, período da pandemia, perdemos colaboradores e conselheiros por conta da covid-19, com um número de funcionários insuficiente para atender todo o Estado da Bahia. Iniciamos todos os estudos legais para realizar concurso público e, em 2023, realizamos o certame respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, após 15 anos que o Crea-BA realizou o último concurso. Cuidamos das melhorias das estruturas, dos colaboradores, inauguramos escritórios regionais em Poções, Campo Formoso e, mais recentemente Serrinha, totalizando 30 unidades do Crea em toda Bahia para aproximar o Conselho dos profissionais e da sociedade”, destaca Carqueija.

A Lei Federal nº 12.514/2014 fixa as regras de anuidade e reforça que os valores serão corrigidos por INPC. “Defendi em todas as reuniões no âmbito do Confea o congelamento de anuidades, bem como solicitei aumento de desconto para pagamento. Neste ponto, em 2024 o profissional pagará menos do que em 2023, já que o desconto será 15% para pagamento em janeiro. Neste ponto, um dos candidatos a eleição, que conta com cinco ao total, mesmo sendo conselheiro do Crea-BA e ser dirigente do Crea-BA há cerca de 20 anos, ele finge desconhecer, pois propaga que é possível diminuir anuidade. Isto é mentira. Ele não pode”, alerta Carqueija.

De acordo com o presidente licenciado, a gestão atual trabalhou e dialogou com os poderes públicos discutindo assuntos como abalos sísmicos em Jacobina, ponte Salvador x Itaparica, saída da Ford, questões ligadas ao meio ambiente com a Fiscalização Integrada do São Francisco (FPI) que acontece neste momento com mais de 30 órgãos públicos na região de Juazeiro, tendo sido retomada essa parceria do Crea-BA com o MP-BA nesta gestão.

“Lançamos em 2022 o projeto Bahia de Oportunidades e levamos a gestores públicos a importância da industrialização da Bahia, gerando emprego e renda para profissionais e sociedade, projeto este que está na sua segunda etapa em parceria com a TV ALBA”, destaca o candidato a reeleição.

Ele ainda reforça não prometer o que não pode fazer nem o que a Lei não permite. “Mesmo discordando e lutando para que algumas legislações, principalmente no âmbito do Conselho Federal mude, eu preciso seguir pois respondo perante aos órgãos federais e tenho um nome a zelar. Tem candidato que desconhece até o orçamento do Conselho onde ele é conselheiro regional, citando um valor quase duas vezes maior do que o real orçamento do Crea”.

Carqueija reforça ainda ser a favor de discutir ideias e projetos que aproximem todas as profissões que englobam o Sistema Confea/Crea e Mútua nos âmbitos das engenharias, agronomia, geociências, técnicos em segurança do trabalho, tecnólogos e designer de interiores. “Trabalho e trabalhei para que entidades representativas dessas áreas estejam no Plenário do Crea para decidir sobre suas profissões”, finaliza o engenheiro Joseval Carqueija.