Deputado estadual mais bem votado de Camaçari em 2022, Manuel Rocha (União) disse a este Política Livre, parceiro do Jornal do Povo, que a definição do candidato a prefeito do grupo liderado na cidade pelo prefeito Antonio Elinaldo (União), de quem é aliado, vai se dar não apenas por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas, mas também através de consultas às lideranças políticas do grupo.
“Vamos ouvir, por exemplo, vereadores e ex-vereadores. Há um consenso de que o nome escolhido deverá ser o mais forte politicamente para vencer as eleições”, afirmou Manuel Rocha.
Elinaldo, que foi reeleito em 2020, lançou cinco nomes como possíveis candidatos à sucessão: o superintendente de Trânsito e Transporte Público, Helder Almeida (União), tido como favorito; o presidente da Câmara Municipal, Flávio Matos (União); o vice-prefeito José Tude (União); o vereador licenciado e secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo (União); o também vereador licenciado e atual titular da pasta da Saúde, Elias Natan (União); e o vereador Júnior Borges (União), líder do governo.
Segundo Manuel Rocha, seja qual for o escolhido o grupo do prefeito Elinaldo se manterá unido. “Há um pacto pela unidade. O nome deve ser anunciado pelo prefeito apenas em 6 de janeiro. Até lá, Elinaldo está coordenando as tratativas para a definição”.
Questionado sobre o favoritismo de Helder, que já foi prefeito de Camaçari e é muito próximo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), Manuel Rocha disfarçou. “Helder é um grande articulador político, mas todos os pré-candidatos têm suas qualidades, e o escolhido será aquele que reunir as melhores condições para vencer as eleições”.
O escolhido por Elinaldo deve enfrentar o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), ex-prefeito da cidade e favorito para ser o postulante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no município.