A empresa Braskem (BRKM5) chegou a um acordo nesta sexta-feira (21) com o município de Maceió para realizar um pagamento de R$ 1,7 bilhão. Parte desse valor, aproximadamente R$ 700 milhões, já havia sido reservado pela petroquímica em exercícios financeiros anteriores.
Nesse sentido, o acordo da Braskem determina a indenização, compensação e ressarcimento integral de Maceió em relação a todo e qualquer dano patrimonial e extrapatrimonial relacionado ao projeto de extração de sal que causou o colapso do solo em Maceió, obrigando cerca de 50 mil pessoas a deixar suas casas em 2018.
O acordo está sujeito à homologação judicial. A companhia ainda destacou que a celebração do acordo com o município representa mais um avanço importante em relação ao tema de Alagoas.
Vale destacar que de acordo com a notícia da Bloomberg nesta quinta-feira (20), as tratativas relacionadas à crise ambiental envolvendo a empresa no estado de Alagoas poderiam levar o Tribunal de Contas da União (TCU) a suspender temporariamente a venda da petroquímica.