Projeto de lei na ALBA inclui educação climática no Programa Estadual de Educação Ambiental

 

Foto: Reprodução/TV Alba\Deputado Hilton Coelho

Projeto de lei de autoria do deputado Hilton Coelho (PSOL), apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) acresce modificações à Lei n° 12.056/2011, que institui a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia. “O objetivo da proposição é incluir a Educação Climática como temática fundamental. Conhecimentos de diversas áreas, tais como: componentes climáticos, biofísicos, ambientais, geográficos, químicos, físicos, além das causas e efeitos das mudanças climáticas”, afirma o legislador.

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que a humanidade enfrenta atualmente. Os efeitos dessas mudanças são sentidos em todo o mundo, desde o aumento das temperaturas até o aumento do nível do mar e a ocorrência de eventos climáticos extremos, como tempestades mais frequentes e intensas. Hilton Coelho lembra que “diante desse cenário, é fundamental que as escolas incluam em suas grades curriculares conteúdos relacionados às mudanças climáticas. Isso permitirá que os estudantes compreendam melhor o problema e possam se tornar cidadãos mais conscientes e atuantes na luta contra as mudanças climáticas”.

Hilton Coelho acrescenta que “o papel da Escola não é somente o de transmissão de conhecimento científico, no sentido de repassar informações, mas também de dar condições para que os estudantes reconstruam esse conhecimento, integrando-o às suas vivências, além de possibilitar a promoção de mudanças de hábitos dos alunos como forma de entender as mudanças climáticas atuais e tentar amenizar o problema através de ações sustentáveis. A melhor forma de ensinar, portanto, é fazer com que sejam alvos de reflexões e de vivências”.

O parlamentar lembra que no Colégio Estadual Professor Carlos Barros, durante a primeira unidade letiva de 2022 (fevereiro a maio), onde todos os alunos do Ensino Médio, turno matutino, fizeram uma avaliação interdisciplinar sobre as mudanças climáticas, o resultado foi bastante positivo, com quase 99% das turmas tendo aproveitamento maior de 50%. “Esperamos a aprovação na ALBA e sanção do governador porque a inclusão de conteúdos sobre mudanças climáticas nas escolas é essencial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Ao conscientizar os jovens sobre as consequências das mudanças climáticas e incentivá-los a encontrar soluções, podemos ajudar a construir um mundo mais justo e sustentável para as gerações futuras”, avalia Hilton Coelho.