Um grupo de seis mulheres do município de Casa Nova, a cerca de 570 quilômetros de Salvador, foram atendidas nesta segunda-feira (13) na Maternidade Regional de Camaçari (MRC), administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESFSUS). Todas participaram da Feira Março Mulher, da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que aconteceu de 08 a 12 de março, na Arena Fonte Nova.
Após receberem o diagnóstico de cirurgia, foram encaminhadas para o centro de saúde, que não tem data para terminar o mutirão: a oferta de procedimentos cirúrgicos continuará enquanto houver demanda da Feira.
O diretor-geral da FESFSUS, Ricardo Mendonça, recepcionou as pacientes junto a equipe médica da fundação. “Hoje eu acompanhei o início dos trabalhos. Tudo fluiu de acordo com o padrão FESFSUS de qualidade de assistência. Reforço a importância da parceria com o Governo do Estado”, destaca.
Maternidade Regional de Camaçari
A maternidade atende tanto por regulação, via Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), quanto “porta aberta”, realizando todos os procedimentos de forma gratuita pelo SUS.
O centro de saúde conta com 105 leitos ao todo, sendo 56 de obstetrícia; 08 de gestação de alto risco; 04 de cirurgia ginecológica; 04 de cirurgia plástica; 08 de neonatologia clínica; 10 de UTI neonatal, 10 UCI convencional, 05 de UCI Canguru.
Além da MRC, a FESFSUS também administra o Hospital Materno-infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS) e as policlínicas dos bairros de Escada e Narandiba, em Salvador.