Fundadora do Partido dos Trabalhadores em São Sebastião do Passé nos idos de 1982, a assistente social Arlenita Garcez, também comemora nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, os 43 anos de fundação do partido, o maior de esquerda da América Latina e que tem mais de dois milhões e meio de filiados e filiadas em todo o Brasil.
Para Arlenita Garcez o PT chega aos 43 anos mostrando força e com a sua militância feliz e revigorada, sobretudo depois das vitórias de Lula para presidente do Brasil e de Jerônimo Rodrigues para governador da Bahia. “Lembro como se fosse hoje da reunião com os companheiros Wilton Valença (deputado estadual cassado no golpe de 64), Orlando Dantas – médico e ex-prefeito de Catu -, o estudante Negão Garcez, “Sêo Bilé” do Centro Espírita e sua filha Rosa, além da professora Maria do Carmo, quando decidimos formar o partido no município, isso em 1982”, relembrou.
Nesta sexta, o Diretório Estadual do PT Bahia vai comemorar a data com uma festa para a militância, parlamentares e dirigentes. No estado, também serão realizadas comemorações pelo aniversário do PT nos diretórios municipais de Paulo Afonso, Nova Soure, Cícero Dantas, Adustina, Jeremoabo, Euclides da Cunha, Fátima, Banzaê, Quijingue, Camaçari, Conceição do Jacuípe, Jequié, Irecê, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal, onde diversos diretórios se juntarão para fazer a celebração, dentre outros municípios.