As escolas da rede estadual de ensino continuam realizando diferentes atividades, durante o mês de novembro, contextualizadas no Dia da Consciência Negra, que é celebrado anualmente no dia 20.
Na Escola Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé, os estudantes participam de uma programação, envolvendo oficinas, palestras e seminário, entre outras ações que abordam temas como racismo, machismo, empoderamento feminino, intolerância religiosa e valorização da cultura do povo negro.
Os estudantes do Polivalente conheceram também o livro do escritor Sílvio Almeida: Racismo Estrutural e foram estimulados à leitura para produção e mostra de vídeos, declamação de poesias, coreografias e oficinas.
As oficinas foram mediadas por colaboradores da comunidade local que atuam em questões relacionadas com o combate ao racismo, a exemplo dos influenciadores digitais, Welber Luz e Marcela Menezes. O evento contou ainda com a participação de especialistas em turbantes e tranças que também ministraram oficinas.