O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convidou partidos políticos, federações e coligações, além das emissoras de rádio e de televisão, para participar da audiência pública para elaboração e aprovação do Plano de Mídia das Eleições Gerais de 2022. A audiência aconteceu nesta sexta-feira (19).
Na reunião, foi definido a parcela do horário eleitoral gratuito, através do Sistema de Horário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, foram realizados os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede de cada partido político, federação e coligação, considerando o primeiro dia do horário eleitoral gratuito nas eleições. A ação cumpre o que está disposto no artigo 53, da Resolução TSE n.º 23.610/2019, considerando os ajustes da Resolução TSE n.º 23.671/2021.
O primeiro candidato ao Governo do Estado a aparecer no horário eleitoral na televisão e rádio será ACM Neto (UB), da coligação “Para Mudar a Bahia”. Em seguida, Jerônimo Rodrigues (PT), da “Pela Bahia, Pelo Brasil”. O candidato João Roma (PL), da coligação “Bahia de Mãos Dadas com o Brasil”, é o terceiro. Kléber Rosa (PSOL), do “Agora é a Vez do Povo”, será o quarto. Para os candidatos ao Senado Federal a mesma ordem foi determinada, iniciando com Cacá Leão (PP), Otto Alencar (PSD) e Raissa Soares (PL).
Com 4 minutos e 39 segundos, Neto será o candidato com maior tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio. Ele é seguido por Jerônimo (3 minutos e 39 segundos), Roma (1 minuto e 14 segundos) e Rosa (27 segundos).
De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda gratuita em rádio e TV iniciará no próximo dia 26 de agosto, com encerramento previsto para o dia 29 de setembro. Já no último dia 16, foi iniciada a propaganda eleitoral dos candidatos na internet. Na mesma data, até 1º de outubro, também passam a ser autorizadas a realização de passeatas, carreatas e uso de carros de som.