Teve início, nesta quinta-feira (12), o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o mais tradicional encontro da magistratura brasileira, que nesta edição destaca o tema “Democracia, Inovação e Direitos Fundamentais”. O governador Rui Costa participou da cerimônia de abertura ao lado do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e ressaltou a importância de se discutir o fortalecimento do sistema democrático com nomes significativos do Direito, do Poder Judiciário e especialistas nacionais e internacionais.
“É com muito orgulho que estou aqui nesta abertura. E ao dizer que tenho orgulho, quero imaginar o quanto é importante para a consolidação da democracia uma Justiça forte, independente, centrada no objetivo maior que é o interesse público. Por isso, mais do que nunca, é preciso que nesse país, homens e mulheres de bem, de família, se unam para reconstruir e para afirmar a democracia e a soberania. Para que o país volte a crescer e a respeitar as instituições”, frisou Rui.
O evento, que segue até sábado (14), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, é realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e tem apoio da Secretaria de Turismo (Setur). “Um evento dessa magnitude reflete em toda a cadeia turística. Receber aqui um público tão qualificado só vem potencializar as atividades turísticas da Bahia”, afirmou o titular da pasta, Maurício Bacelar.
Lançamento
O congresso contará ainda com uma sessão de lançamento de livros, uma iniciativa da Escola Nacional da Magistratura (ENM). A ideia é viabilizar encontros informais e autógrafos, com o intuito de apresentar e divulgar obras dos associados presentes e de convidados.
A sessão de lançamento de livros será exposta por meio virtual aos congressistas participantes do evento por meio dos totens e telões dos stands da ENM/AMB. Durante a realização do CBM será disponibilizado um vídeo apresentação das obras e uma rápida exposição com um resumo do conteúdo de cada livro.