Bahia alcança 93,3% do rebanho vacinado contra febre aftosa

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Mais de 10,6 milhões de animais foram vacinados nesta 1º etapa de vacinação contra a febre aftosa na Bahia, encerrada no último dia 1º. Isso representa 93,36% do total de bovinos e bubalinos do estado. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que alcançou esse índice mesmo diante de fatores adversos como o agravamento da pandemia, a falta de vacinas contra a febre aftosa em 14 estados do país, incluindo a Bahia, e, como consequência, duas prorrogações de prazo para a vacinação nos 417 municípios baianos nesta etapa.

Para o secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Oliveira, momentos difíceis exigem planejamento e criatividade. “Produtores, técnicos e profissionais da Adab tiveram que reinventar formas de abordagem para o êxito das ações. Em uma situação atípica como a que estamos vivendo, a resposta foi muito boa, superamos os desafios e mostramos o elevado nível de nossos profissionais e a eficácia de toda a estrutura que a Bahia dedica à defesa agropecuária”, avaliou.

A Bahia já possui o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 21 anos e a meta é ultrapassar essa classificação. “A vacinação contra a febre aftosa superou mais uma vez as expectativas, mostrando que a integração entre setor produtivo e Governo traz bons resultados”, comemorou o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.