
A bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) oficializou a indicação da deputada estadual Fátima Nunes (PT) para a 1ª vice-presidência da Casa em documento enviado nesta quarta-feira (26). Apesar de rumores, a expectativa é de candidatura única, com a parlamentar assumindo o cargo após passar por votação no mesmo dia.
O documento enviado à presidência da AL-BA foi assinado por todos os deputados do partido, exceto por Junior Muniz, que vem sendo ventilado como possível candidato, em embate com Fátima Nunes. Inicialmente, a ideia era de que a eleição fosse realizada na terça-feira (25), mas foi adiada após entraves nas tratativas.

A presidente da Assembleia, Ivana Bastos (PSD), visava construir um consenso em torno de Fátima Nunes, evitando possíveis desgastes com disputas pelo cargo. Todavia, o nome da petista sofria com resistência de parlamentares, principalmente da oposição. Apesar da oficialização da indicação, o documento não é uam certeza que ocorrerá a votação nesta quarta.
No dia 11 de março, Nunes confirmou que seria indicada à 1ª vice-presidência da AL-BA. Conforme noticiado pelo Bahia Notícias,um acordo entre os deputados permitiria que Fátima Nunes se tornasse a primeira vice-presidente sem a necessidade de convocar novas eleições.
“Quando fomos tomar posse, eu disse para a minha bancada que, até aquele presente momento, eu era a líder, mas que eu tinha interesse de participar da Mesa Diretora. Nosso companheiro se colocou como candidato, Rosenberg Pinto, e desse modo eu continuei ali no diálogo e terminei ficando na liderança. Com esse momento agora, que o nosso deputado Adolfo não continuou, Ivana Bastos trouxe para nós essa responsabilidade, porque a gente já vem nesse compromisso da proporcionalidade. A presidenta do PSD e a vice do PT”, conta.