Por mais 70% dos votos, o diretório nacional do PT decidiu hoje que as eleições para a renovação dos comandos nacional, estaduais e municipais do partido, previstas para julho próximo, serão diretas.
Com isso, todos os filiados serão convocados a votar, ao contrário do que ocorre hoje, em que as eleições diretas são apenas para os diretórios municipais, que elegem delegados para escolher os comandos estaduais e o presidente nacional da sigla. O objetivo da decisão é evitar que mandatários influam nas escolhas partidárias.
O Processo de Eleição Direta (PED) de 2025 do PT será realizado no dia 6 de julho. A estimativa é de que 2,6 milhões de filiados definirão, por voto direto, os sucessores dos atuais presidentes nos planos nacional, estaduais e municipais.
As eleições serão realizadas em todos os diretórios municipais no dia 6 de julho, das 9h às 17h, considerando os fusos horários de cada região. Filiados que estiverem no exterior também poderão votar para a chapa e a presidência nacional.
O diretório nacional aprovou os prazos para inscrição das chapas que concorrerão às três instâncias de direção, definidos segundo o calendário abaixo:
– em nível municipal e zonal: entre 12 de março e 14 de abril
– em nível estadual: entre 11 de março e 28 de abril
– em nível nacional: entre 10 de março e 19 de maio
Em dezembro, o PT aprovou as diretrizes e a campanha nacional de filiação, que termina no próximo dia 28 de fevereiro. Vota no PED de 2025 quem tiver se filiado até esta data.