Camaçari: Luiz Caetano envia projeto de reajuste salarial de professores à Câmara Municipal

Foto: Divulgação/Arquivo/A proposta tramita em regime de urgência na Câmara Municipal e pode ser votada já nesta terça-feira (28)

A Prefeitura de Camaçari encaminhou, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei que prevê o reajuste linear de 6,27% nos salários dos professores municipais. O percentual, que inclui reposição da inflação e ganho real, foi definido após negociações entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec).

A proposta tramita em regime de urgência na Câmara Municipal e pode ser votada já nesta terça-feira (28), em sessão especial.

“Estamos cumprindo nossos compromissos com a sociedade, e a educação será sempre uma prioridade. Estamos focados em melhorar a alfabetização, ampliar o ensino integral, atender à educação no campo e investir na política de creches”, afirmou o prefeito Luiz Caetano. Ele também destacou que a iniciativa reforça o compromisso com a valorização dos professores e a melhoria da qualidade do ensino público.

O secretário da Educação, Márcio Neves, explicou que este é um marco para a categoria. “Depois de oito anos, conseguimos assegurar um reajuste linear que respeita a orientação da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e atende tanto os professores em atividade quanto os aposentados. Além disso, foi estabelecido o compromisso de criar uma comissão conjunta entre o governo e o sindicato para reavaliar a tabela salarial e corrigir distorções para professores com titulações específicas”, detalhou Neves.

A presidente do Sispec, Sara Santiago, destacou a agilidade do novo governo em atender à pauta da categoria. “Depois de anos de espera, finalmente estamos sendo ouvidos. Esse é o início de um diálogo que sinaliza uma gestão comprometida com a valorização da educação e dos professores”, afirmou.

A reunião que consolidou os avanços contou com a presença da vice-prefeita Pastora Déa, da deputada federal Ivoneide Caetano (PT), do coordenador-geral do SINDTICCC, Antônio Ubirajara (Bira) e de outras autoridades municipais.

A expectativa é que com a aprovação do projeto o reajuste entre em vigor rapidamente.