Em um ano de Copa do Mundo atípica e fora de época, pela primeira vez será disputada no final do ano, nos meses de novembro e dezembro, a paixão dos brasileiros pelo Mundial da FIFA segue trazendo otimismo para a população. Uma pesquisa realizada pela Apoema, que investigou os torcedores fanáticos pela seleção brasileira e pela maior competição de futebol do planeta, aponta que 71% deles acreditam que o Brasil tem chance de se tornar hexa em 2022.
O estudo, que se aprofunda no torcedor brasileiro, leva em consideração o cenário da pandemia, ano de uma das eleições mais polêmicas da história e a camisa da seleção ter se tornado símbolo político. A Copa também se apresenta como uma forma de quebra de regras sociais. O evento potencializa a ocupação da cidade e permissividade da desordem.
Festas, aglomerações, amigos na calçada, ruas lotadas e tantas outras agitações que acontecem “fora de hora”. Um dado específico na pesquisa da Apoema chama atenção: 48% dos torcedores se sentem distantes da seleção. Porém, com a proximidade dos jogos, a tendência é sejam despertados e que surja mais um momento histórico na trajetória do futebol brasileiro, já que a Copa, há muitos anos, movimenta estruturas sociais e individuais.